
Espiral metálica vs Espiral plástica
Metálica ou plástica, a espiral nos cadernos e blocos apresentam diversas vantagens para o consumidor. Contudo, mesmo no seio dos amantes da espiral, existem diferenças a considerar quando falamos de metálica ou plástica.
Abertura a 360 graus
Uma das maiores vantagens da espiral é a possibilidade de abrir o caderno ou bloco a 360º. Assim, torna-se muito mais fácil escrever numa só página, sendo que, tanto na metálica como plástica, esta característica é um ponto em comum.
Resistência
Quando falamos de resistência, abordamos a possibilidade de deformação da espiral (por exemplo, em relação ao impacto das quedas ou pressão exercida sobre a mesma). Neste capítulo, a espiral plástica apresenta maior resistência, retornando ao estado inicial graças à sua grande flexibilidade. No entanto, na espiral metálica a conversa é outra. Em linhas sintéticas, este tipo de espiral deforma facilmente, tanto no embalamento como no seu uso constante. Mesmo não deformando, a espiral metálica poderá dificultar a abertura a 360 graus após algum tempo, não deixando a folha passar completamente pela espiral.
Ponta da espiral
A ponta da espiral é uma característica relevante quando adquirimos um caderno ou bloco. No caso da espiral plástica, esta apresenta uma ponta sem perigo de picar ou ferir, caso rode para cima. Já a espiral metálica apresenta uma ponta mais bicuda, representando algum risco de magoar, caso esteja virada para cima.
Enferrujamento
A espiral plástica tem a vantagem de não enferrujamento, mantendo as mesmas condições de uso com a passagem do tempo. No que toca à espiral metálica, poderá enferrujar com o tempo e uso, tornando-se mais difícil no futuro manusear as folhas.
Cores
A espiral metálica apresenta uma maior limitação na oferta de cores, por força do material que a compõe, enquanto que a espiral plástica possibilita uma maior diversidade neste capítulo.
Número de folhas
Graças ao coil-lock (‘travão’ presente na parte superior e inferior da espiral), a espiral metálica apresenta vantagens relativamente à espiral plástica, pelo facto de possibilitar um maior número de folhas num caderno ou bloco. No caso da plástica, existe a eventualidade de as folhas se soltarem com o tempo ou uso, dado que não dispõem de coil-lock.
Conclusão
Tanto a espiral metálica como a espiral plástica apresentam vantagens e desvantagens. É, então, importante, ter em linha de conta a finalidade de um caderno ou bloco, aquando da sua compra, para que possa satisfazer as suas necessidades.