
Sublinhador fluorescente vs Sublinhador pastel
Seja em casa, escritório ou escola, os sublinhadores são produtos bastante apreciados, ora pela versatilidade de cores apresentadas, ora pelo aspeto prático que oferecem ao nosso dia-a-dia.
Uma nova tendência que se tem observado nos últimos anos passa pela aposta em sublinhadores em tons pastel, acompanhando a paleta de cores cada vez mais presente na moda. Posto isto, será que este tipo de sublinhadores apresenta as mesmas vantagens dos tradicionais fluorescentes? Vamos ver.
Sublinhador fluorescente
A origem do sublinhador fluorescente remonta à década de 1960, sendo que ainda hoje continuam a constar nos estojos, gavetas e secretárias de estudantes e profissionais. Ideais para sublinhar ou assinalar, são particularmente úteis pela quantidade de cores intensas e vibrantes, possibilitando uma hierarquização de assuntos ou tópicos por cor. O amarelo fluorescente continua a ser a cor mais consensual e utilizada no seio dos sublinhadores fluorescentes.
Contudo, há um detalhe que deverá ser tomado em linha de conta: estes sublinhadores poderão manchar os documentos, ou trespassar a tinta para o outro lado da folha, uma vez que são concebidos à base de água. Como tal, é importante verificar a qualidade de secagem antes de efetivamente usar.
Adicionalmente, o sublinhador fluorescente, quando aberto muito tempo sem a tampa, poderá resultar na secagem da tinta, inviabilizando o seu uso.
Sublinhador pastel
Como referido, mais recentemente surgiu o sublinhador pastel, uma alternativa ao tradicional sublinhador fluorescente. Dadas as cores suaves em tons pastel, estes caracterizam-se por serem bastante úteis para sublinhados mais extensos, uma vez que facilitam a leitura, devido aos tons mais claros.
Ao mesmo tempo, é um sublinhador cada vez mais utilizado para efeitos de lettering, ou seja, desenho de letras e títulos. Outra vantagem prende-se com o tempo de secagem mais curto do que o sublinhador fluorescente, ainda que também fabricado à base de água.
Ainda assim, e a par do fluorescente, também a ponta do sublinhador pastel poderá secar se estiver destapada por muito tempo.
Uma questão de gosto?
Sim e não. Por um lado, o gosto pelos tons fluorescentes ou pastel é altamente subjetivo. Por outro, temos de atentar para o tipo de trabalho a desempenhar. Se estamos a falar de resumos escolares, talvez o sublinhador pastel seja uma opção mais sábia, uma vez que facilitam a leitura em virtude dos tons mais suaves. Caso se trate de um apontamento importante num documento de foro profissional, será mais sábio utilizar um sublinhador fluorescente, pois assim é mais fácil identificar o destaque das palavras ou expressões, devido ao brilho e intensidade destes tons.